Há diversas formas para visualizar uma estrutura de hierarquia e selecionar objetos.
Você pode usar esses métodos para visualizar as relações entre pais e filhos e uma hierarquia vinculada.
Para listar os objetos hierarquicamente, ative Exibir Subárvore na caixa de diálogo. Isto recua filhos abaixo de seu pai.
Exibir a hierarquia na lista Controlador
Um ícone de um quadrado com um sinal de mais indica uma ramificação retraídas sob esse objeto, enquanto um sinal de menos indica uma ramificação expandida. Clique no ícone do sinal de mais para expandir uma ramificação ou no ícone do sinal de menos para retrair.
Uma vez que você selecionar um ou mais objetos em uma hierarquia, você pode selecionar seu ancestral ou descendente direto com as teclas Page Up e Page Down.
Para selecionar um objeto e todos seus descendentes, você pode:
Disponível em Personalizar Usuário estão as ações Selecionar Irmão - Avançar e Selecionar Irmão - Anterior, que aparecem no grupo UI Principal e categoria Todos os Comandos. Você pode atribui-las como É possível atribuir como teclas de atalho, botões da barra de ferramentas e assim por diante. Recomendamos atribui-las às teclas de seta direita e esquerda, respectivamente; por padrão, estas teclas não são atalhos do teclado atribuídos.
Usar um destes comandos substitui a seleção atual com um objeto somente apenas no mesmo nível hierárquico. De forma mais precisa, um irmão é definido neste contexto como um objeto de igual distância de geração do pai mais próximo do objeto selecionado. Todos os objetos que encaixam esta definição são irmãos, de modo que em hierarquias assimétricas, o objeto A possa ser um irmão do objeto B, mas a inversão não é necessariamente o caso.
Tome, por exemplo, a hierarquia assimétrica dos objetos de ajuda fictício mostrada abaixo:
![]() Hierarquia na caixa de diálogo Selecionar a partir da Cena |
![]() Hierarquia na viewport (números adicionados) |
A partir da imagem da viewport, poderá parecer que os Objetos fictícios 06, 08 e 02 são irmãos de uns dos outros. No entanto, a configuração é na verdade mais complicada, como os objetos fictícios 02 e 08 são filhos diretos de Dummy03 enquanto que Dummy06 é um filho direto de Dummy05 , que tem o mesmo nível de hierarquia de Dummy03:
Definir um irmão desta forma tem a vantagem prática de permitir você, por exemplo, percorrer a seleção de todos os vínculos dos dedos em um lado de um personagem sem a seleção pular para a outra mão. Mas percorrer através dos irmãos com um objeto de braço selecionado normalmente resulta em selecionar o objeto de braço oposto.
Ao usar estes comandos, os objetos ocultos e congelados não podem ser selecionados, mas são considerados parte da hierarquia quando decidindo o que é e não é um irmão. Além disso, se um filtro de seleção estiver ativo, os irmãos que não vão ao encontro dos critérios do filtro não podem ser selecionados. Em todos esses casos, os irmãos inelegíveis são ignorados a favor de outro irmão, se algum existir.
Você pode personalizar o menu quadrado de forma a exibir comandos para selecionar filhos, ancestrais ou ambos. No menu Personalizar, selecione Personalizar Usuário. Na guia Quadrados, arraste Selecionar Ancestral ou Selecionar Filho da lista de todos os comandos para o menu quadrado. A seguir, você pode facilmente selecionar filhos ou pais com um clique com o botão direito do mouse.