Para analisar e dimensionar redes de tubulação por gravidade
Preparar a rede de tubulação para a análise e dimensionamento da taxa do fluxo
Antes de analisar e dimensionar a rede de tubulação, primeiro você deve configurar a rede de tubulação e criar bacias de contribuição ou determinar o Q conhecido. Para obter mais informações sobre os pré-requisitos, consulte Sobre a análise e dimensionamento de uma rede de tubulação de gravidade.
Para analisar e dimensionar uma rede de tubulação para dados de águas pluviais especificados
Clique na guia Analisar painel ProjetoAnalisar rede de gravidadePesquisa.
Selecione a rede de tubulação que desejar analisar. É possível selecionar a rede no desenho ou pressionar Enter e selecionar a rede de tubulação a partir da caixa de diálogo Selecionar rede de tubulação.
Após selecionar a rede de tubulação, o assistente Análise da rede de gravidade é exibido.
Nota: Se a rede de tubulação selecionada for referenciada por dados, as linhas de declividade de energia e hidráulica podem ser calculadas, mas os resultados da análise não poderão ser aplicados à rede de tubulação.
Na página Geral, revise e especifique os seguintes itens:
Rede de tubulação
Peça do ponto de descarga
Condição da água a jusante
Tipos de análise a executar
Configurações padrão para utilizar para as estruturas, áreas de afluentes e tubulações
Na página Águas pluviais, especifique o arquivo de águas pluviais e a Probabilidade anual a ser excedida para usar para a análise.
Na página Estruturas, especifique as configurações e os valores para as estruturas.
Nota: Nas páginas Estruturas, Áreas de afluente e Tubulações, é possível carregar as configurações padrão em todos os campos ou em todos os campos vazios. Um traço (---) indica que a propriedade não é aplicável para o tipo de objeto.
Nota: Para editar múltiplas linhas em uma coluna, mantenha pressionadas as teclas Ctrl ou Shift ao selecionar as linhas e, a seguir, mantenha a tecla Shift pressionada ao clicar na coluna.
Na página Áreas de afluente, especifique as configurações e os valores para as áreas de afluente.
Somente as estruturas de embocadura são exibidas nesta página. As bacias de contribuição que foram criadas no desenho para as embocaduras são mostradas como associadas com as estruturas da embocadura. É possível especificar um Q conhecido para as estruturas de embocadura que não tenham bacias de contribuição associadas a elas, ou para incluir fluxo adicional.
Na página Tubulação, especifique as configurações e os valores para as tubulações.
Clique no botão Analisar na parte inferior do assistente para processar a análise.
Na página Resultados, você pode rever os resultados ao salvá-los em um arquivo .csv e visualizar as alterações no gráfico do perfil longitudinal, onde é possível modificar os resultados, e é possível aplicar os resultados à rede de tubulação.