Menu Posição 5-eixos — Geralmente existe uma opção de orientação alternativa para acessar uma face. Selecione entre:
Sobremetal verificação — Insira a mínima distância que você deseja deixar em torno das superfícies de controle. Se deixado em branco para um passo de desbaste, o valor de Sobremetal de acabamento é utilizado. Se deixado em branco para um passo de acabamento, o valor de Sobremetal de excesso é utilizado. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo. Configure as Superfícies de controle na guia Dimensões.
S-metal axial de verificação — Insira a quantidade de material axial (Z) a ser deixado numa superfície de controle. Se você inserir um valor para S-metal axial de verificação, o valor para Sobremetal verificação é aplicado apenas a superfícies radiais (XY) de controle. Se você deixar S-metal axial de verificação em branco, o valor para Sobremetal verificação é aplicado às superfícies de controle axial e radial. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo.
Menu Correção de canto
% Raio de canto — Essa configuração evita mudanças acentuadas de direção inserindo um arco. Para habilitar isso, insira uma porcentagem do diâmetro da ferramenta a ser utilizado para o raio do arco.
Direção — Clique nesse botão para exibir o diálogo Direção Corte.
Suporte a superf. plana — Insere um passo de perfil final exatamente na base de uma cavidade plana.
Trimagem em Colisão do Suporte — Trima o percurso onde o suporte ou haste colide com uma superfície da peça, superfície de controle ou material não usinado. Selecione Trimagem em colisão do suporte na guia Estratégia da figura para habilitar. Quando habilitadas, essas opções são exibidas:
Coord X índice — Opcionalmente insira a coordenada X absoluta usada para o movimento de retração de indexação.
Coord Y índice — Opcionalmente insira a coordenada Y absoluta usada para o movimento de retração de indexação.
Coord Z índice — Opcionalmente insira a coordenada Z absoluta usada para o movimento de retração de indexação.
Se você não inserir uma coordenada, o valor Folga indexação Z para o movimento de retração de indexação é utilizado. Folga indexação Z é uma distância de folga acima do cilindro limitante do bloco. Isso pode resultar num valor Z para indexação que se encontra fora do intervalo válido para a máquina. Também pode resultar em movimentos de retração menos eficientes se a peça apresentar uma forma irregular.
Âng. orientação — Insira a posição eixo-C inicial da peça na máquina no início da operação.
S-metal excesso — Insira a quantidade de material a ser deixado após um passo de acabamento. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo. Você pode inserir um número negativo, até menos o raio da ferramenta, para permitir contração ou gaps de explosão, e a peça é usinada nas superfícies da peça pelo valor negativo especificado. Quando não configurado, o valor de S-metal excesso é 0.
S-metal axial de excesso — Insira a quantidade de material axial (Z) a ser deixado numa figura após o passo de Acabamento. Se você inserir um S-metal axial de excesso, o S-metal excesso é aplicado somente a material radial (XY). Se você não inserir um S-metal axial de excesso, o valor para S-metal excesso é aplicado ao material axial e radial. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo.
% Mínima dist. rápida — Insira a distância mínima, como uma porcentagem do diâmetro da ferramenta, ao longo da qual a ferramenta pode utilizar um movimento rápido. Movimentos menores que essa distância utilizam um movimento de avanço.
Distância rápida mínima aplica-se a fresamento 2.5D. Especifique o valor como uma porcentagem do diâmetro da ferramenta.
Este exemplo mostra uma figura cortada com um valor de 400%:
Este é o mesmo exemplo com Mínima dist. rápida configurada como 10% e a ferramenta retrai e avança rápido entre passos.
Incremento Z Mín. — Habilite Passo lat. crista para acessar esse atributo. O atributo Altura de crista especifica a máxima altura de crista entre passos adjacentes. No entanto, se o valor calculado for menor que o Incremento Z Mín, é configurado como Incremento Z Mín.
Novo Valor — Para alterar o valor de um atributo na lista, primeiro selecione o atributo e então insira o novo valor. Clique no botão Config. para salvar o novo valor.
Opções de Saída — Clique nesse botão para exibir o diálogo Opções de Saída.
% Sobreposição de avanço de mergulho — Insira a porcentagem da configuração de Avanço a ser utilizada durante um mergulho no material. Por exemplo, se o atributo Avanço for 2000 MMPM e você configurar % Sobreposição de avanço de mergulho como 50, o avanço resultante para o mergulho inicial é 1000 MMPM.
Reordenar — Habilite essa opção para criar uma estratégia profundidade-primeiro. Com Reordenar desligado, cada nível Z é completamente desbastado antes de seguir para uma profundidade inferior.
Restaurar — Clique nesse botão para restaurar todos os atributos na guia aos seus valores padrão.
Retrair/Mergulho — Clique nesse botão para exibir o diálogo Retrair e Mergulhar.
Config. — Você precisa clicar no botão Config. para salvar um Novo Valor para o atributo selecionado.
Pts iniciais — Substitua os pontos iniciais padrão de um percurso inserindo o nome de uma curva que, quando projetada, intersecione o percurso no ponto desejado. Você pode utilizar uma curva com vários segmentos para definir pontos iniciais múltiplos para um percurso, e segmentos alternados são utilizados para definir os pontos iniciais.
Dist. rápida de passo lat. — Isso é utilizado para determinar se movimento de avanço ou rápido ocorre entre percursos.
Potência alvo — É a potência ideal para a largura/profundidade de corte e avanço no tipo de bloco material especificado.
Tolerância — Esse atributo controla a precisão com que o percurso segue a superfície. Caso sua peça pareça facetada, configure a tolerância para um valor menor.
Voltar — Clique nesse botão para retornar o atributo selecionado para o valor padrão.
Z final — Insira a distância ao longo do eixo Z abaixo da qual a operação não fresa.
Utilize Z final numa operação anterior e então siga com uma operação que utilize o atributo Z inicial para controlar os percursos de maneira eficiente.
Incremento Z — Insira a distância pela qual a ferramenta é movida para baixo no eixo Z em cada passo. Isso é útil se o passo vertical padrão estiver deixando excesso de material na peça. Quando Passo lateral de crista estiver habilitado, esse atributo não está disponível.
Z inicial — Insira a distância ao longo do eixo Z onde a operação de fresamento começa. Pode ser utilizado para economizar tempo caso o bloco de material já tenha sido usinado numa operação anterior.