Cotas em desenhos

As cotas de desenhos são adicionadas a um desenho para documentar melhor o modelo, sem alterar nem controlar operações ou o tamanho da peça.

Você pode adicionar as cotas do desenho como anotações em vistas de desenho ou como geometria nos esboços do desenho. As cotas do desenho são expressas como constantes numéricas.

É possível adicionar texto a uma cota. Você também pode ocultar o valor da cota e exibir o texto personalizado em seu lugar.

As cotas de inspeção são usadas durante o processo de controle de qualidade. Elas têm um formato específico para indicar quais cotas devem ser verificadas antes de aceitar a peça. A cota inclui uma legenda e uma taxa de inspeção.

Dica: Utilize o menu de contexto da vista de desenho para especificar o plano de anotação e outras opções de cota.

Cotas com linha de base

Dimensões com linha de base e conjuntos de dimensões com linha de base permitem adicionar várias cotas às vistas de desenho de forma automatizada. Você pode especificar uma origem para calcular as cotas e selecionar a geometria das cotas.

Nota: As extremidades do spline são os únicos pontos que podem ser selecionados em um spline quando você usa o comando de cota com linha de base.

Cotas ordenadas

Use os comandos de Cotas por coordenadas para adicionar dois tipos de cotas por coordenadas aos desenhos: conjuntos de cotas por coordenadas e cotas por coordenadas individuais. Cotas por coordenadas individuais oferecem suporte a desenhos importados do AutoCAD que contenham cotas por coordenadas.

As cotas são alinhadas automaticamente quando você as insere. Se os textos das cotas se sobrepõem, você pode criar ou modificar um estilo de cota.

Utilize um ponto, ponto central centro ou aresta reta como nó de localização para o Indicador de origem ou para inserir o Indicador de origem em qualquer lugar dentro dos limites da vista.

Cotas em cadeia

Utilize os comandos Cadeia e Conjunto de cadeias para adicionar dois tipos de cotas concatenadas aos desenhos: conjuntos de cotas concatenadas e cotas concatenadas individuais.

Selecione uma cota de base para uma cadeia. A seguir, você pode criar cotas que estão paralelas com a cota de base. Todas as cotas selecionadas tornam-se membros da cadeia. As cotas são adicionadas a partir da segunda linha de extensão da cota de base selecionada em qualquer direção.

Nota: Você pode também selecionar conjunto de cotas concatenadas como cota de base ou como cota adicional.

Cotas reduzidas

Cotas reduzidas fazem referência a um objeto (por exemplo, uma linha ou um eixo de trabalho) que está fora de uma vista de desenho. Após inserir a cota reduzida, ela é exibida, mesmoque você oculte o objeto de referência fora de vista.

Dica: Utilize os comandos no menu de contexto de uma cota reduzida para personalizar a aparência de cotas, por exemplo, para ocultar a segunda ponta de seta.

Definindo cotas de splines

Definir as cotas de um spline é uma tarefa que apresenta desafios singulares. Como a forma se altera constantemente, aplicar cotas para anotação não é tão óbvio como aplicar cotas a uma forma prismática. As cotas são aplicadas aos pontos de ajuste e à curvatura para controlar a forma do spline no modelo da peça. A imagem a seguir mostra um esboço de spline em 2D com cotas nos pontos de ajuste e na curvatura.

Você pode utilizar os comandos de cota geral, cota com linha de base e cota de ordenada para adicionar cotas às extremidades de um spline. Os comandos Cota geral e Cota por coordenadas também podem ser usados para aplicar cotas aos pontos X e Y mínimos e máximos de um spline. A configuração de snap mínimo e máximo do spline é alternado no menu de contexto. Se ela estiver desativada, você não poderá adicionar cotas aos pontos mínimo e máximo do spline.

Nota: É possível que a extremidade do spline seja também um ponto mínimo ou máximo. Se esse for o caso, a extremidade tem prioridade.

A imagem seguinte exibe cotas gerais aplicadas aos pontos mínimo e máximo X e Y, e os pontos finais do spline realçado.

Uma técnica útil para definir as cotas de um spline em qualquer ponto da curva consiste em criar um novo esboço dentro da janela do desenho contendo o spline e projetar a geometria do spline no esboço novo. Você pode, então, adicionar pontos de esboço e definir cotas em qualquer ponto da curva como pode ser visto na imagem a seguir. Use o comando Recuperar cotas para tornar as cotas do esboço visíveis após o fechamento do esboço.

Você pode usar o comando Recuperar cotas em um desenho para recuperar as cotas aplicadas a um spline no modelo. Anotações recuperadas não podem estar localizadas em posições de cotas críticas, como largura mínima e máxima.

Usando cotas do desenho para anotar esboços

Ao criar um esboço em um desenho, você pode usar cotas de esboço para controlar seu tamanho. Quando você concluir o esboço, use o comando Recuperar cotas para exibir as cotas de esboço na folha. O estilo de cota ativo controla o formato.

É possível adicionar cotas de desenho como anotações à geometria após fechar o esboço. Essas cotas estão associadas ao esboço e são alteradas quando você move ou edita a geometria de esboço.

Nota: Você pode selecionar cotas de desenho da folha de desenho para um esboço usando a função Promover para esboço.

Cotas em vistas isométricas

É possível criar cotas em vistas de desenho isométricas. A geometria das cotas (texto, linhas de cota, linhas de extensão, linhas de chamada e setas) é oblíqua e alinhada com a geometria do modelo.

Quando você selecionar as arestas ou os pontos do modelo, o objeto de cota é exibido e os planos de anotação alinhados correspondentes são deduzidos de forma automática. Usando a barra de espaço é possível alternar entre os planos deduzidos ou selecionar o plano de folha ou um plano de trabalho de modelo para inserir a cota.

Para selecionar outra coisa que não seja um plano de anotação deduzido, clique com o botão direito do mouse e selecione:

Estilo de cota

O estilo de cota determina o aspecto e as propriedades padrões das cotas nos desenhos. Ele controla as unidades e as tolerâncias das cotas, a visualização de seus valores, a disposição das cotas nas vistas de desenho, o estilo e a posição dos textos das cotas e as propriedades das notas dos desenhos.

Unidades de medida

O estilo de cota determina as unidades de medida das cotas nos desenhos. Se as unidades no modelo forem diferentes das definidas no estilo, as cotas do desenho são convertidas automaticamente para as unidades definidas pelo estilo.

Cópia das propriedades da cota

Você pode copiar uma ou mais propriedades da cota selecionada para uma cota de destino em todos os tipos de cotas.

Nota: Os membros individuais dos conjuntos de cotas de ordenadas e cotas com linha de base são origens válidas somente, mas o conjunto completo é um destino.

Movimentação de cotas entre vistas

Você pode mover todos os tipos de cotas entre vistas do mesmo modelo em uma folha. Pontos de ligação de cota devem estar disponíveis na vista de destino.

As cotas de diâmetro lineares se comportam como cotas lineares e não como cotas de diâmetro, de modo que uma cota de diâmetro criada na vista lateral de um cilindro pode ser movida para a vista superior do cilindro. As cotas de diâmetro, radiais e angulares só podem ser movidas para uma vista paralela.

Notas:

Organizar cotas

Você pode organizar cotas lineares, angulares, isométricas verdadeiras, individuais com linha de base individuais e cotas de ordenadas. Você pode selecionar uma ou várias cotas em uma ou várias vistas.

Você pode selecionar as cotas no desenho primeiro e depois usar o comando Organizar. Você também pode clicar primeiro no comando Organizar e, a seguir, selecionar as cotas nos desenhos.