Linhas de centro e marcas de centro

Adicione-as manual ou automaticamente a furos, arcos e outras operações, defina estilos para essas marcas, adicione a marca de centro de gravidade a um modelo.

Novidades: 2022

É possível selecionar várias marcas de centro em um desenho e alinhá-las a uma aresta ou uma geometria selecionada.

Linhas de centro automáticas

É possível adicionar linhas de centro e marcas de centro automáticas a círculos, arcos, elipses e padrões, incluindo modelos com furos e cortes de extrusão (exceto extrusões de plano médio). iFeatures e as iParts também podem conter linhas de centro e marcas de centro automáticas.

Ao configurar um desenho ou modelo de desenho, use as opções de Configurações do documento para definir os padrões para adicionar linhas de centro automatizadas. As configurações incluem tipos de operações que devem receber linhas de centro e marcas de centro e se a geometria é normal ou projeção paralela. É possível definir limites para que sejam excluídas operações circulares menores ou maiores do que o raio especificado, ou menores do que um ângulo mínimo.

O formato de uma linha de centro ou marca de centro é especificada em Estilo de marca de centro.

Linhas de centro manuais

É possível aplicar manualmente quatro tipos de linhas de centro e marcas de centro a operações ou peças individuais em uma vista de desenho.

Definindo estilo das linhas de centro e marcas de centro

Use o estilo padrão associado à norma ativa ou altere a marca, a folga, a extensão e outros atributos do estilo antes de inserir linhas e marcas de centro em um desenho. O estilo de marca de centro ativo controla a aparência das marcas de centro e linhas de centro automatizadas e manuais. Alterações do estilo só afetam o documento atual, a não ser que você salve as mudanças na biblioteca de estilos.

Você pode possível alterar o tipo de linha das marcas de centro e linhas de centro na seção Camadas do Editor de estilos e normas. A aparência das marcas de centro e linhas de centro do desenho se altera de acordo com o tipo de linha selecionado.

Dicas para trabalhar com linhas de centro e marcas de centro automáticas

Centro de gravidade em desenhos

É possível calcular o centro de gravidade de um modelo para cada vista. No navegador, selecione o nível superior do modelo, clique com o botão direito do mouse e selecione Centro de gravidade. O comando calcula o centro de gravidade do modelo e gera uma marca de centro na vista de desenho na posição relativa do centro de gravidade.

A posição do centro de gravidade na vista de desenho é calculada para o modelo de referência na vista de desenho. O cálculo do centro de gravidade leva em conta os seguintes itens:

Quando você altera o modelo, a posição do Centro de gravidade na vista de desenho é atualizada automaticamente.

Somente uma representação de centro de gravidade é exibida para uma vista, exceto no caso das vistas de sobreposição. Estas vistas podem exibir um centro de gravidade para cada representação posicional superposta além da representação base.

O centro de gravidade não é compatível com vistas de rascunho e vistas de arquivos de apresentação.

Nas operações de corte, como vistas de detalhe e vistas de recorte, o cálculo do centro de gravidade é executado no componente original, não no modelo recortado ou de detalhe.

A marca de centro é formatada por meio do estilo da marca de centro atual.

Não é possível usar o método de arraste para mover a marca de centro do centro de gravidade.

Nota: As linhas de centro e as marcas de centro com linhas estendidas são interrompidas na interseção com cotas.