Converter peças genéricas em peças de fabricação

Use a ferramenta Projeto para fabricação para converter um modelo de intenção de projeto MEP genericamente conectado em um modelo de fabricação LOD 400. A ferramenta Projeto para fabricação acelera o processo de detalhamento evitando a remodelagem de cada aspecto do modelo de projeto.

Nota: Embora seja possível converter uma grande seleção de elementos, recomenda-se iniciar com conjuntos de seleção menores para facilitar conversões mais rápidas, garantindo que as configurações forneçam os resultados desejados.

Vídeo: Converter um modelo de projeto MEP em um modelo de fabricação

Para converter peças genéricas em peças de fabricação:

  1. (Opcional) Use a ferramenta Mostrar desconexões para identificar onde a rede de projeto pode não estar totalmente conectada e para ajudar a identificar onde os ajustes podem ser necessários após a conversão. Por exemplo, os terminais de ar que estejam conectados à face de um duto não permanecerão conectados e poderão requerer tampas ou outras conexões.
  2. Na área de desenho, selecione um trecho de intenção de projeto de peças. Use o mouse ou a tecla Tab para selecionar uma seleção contígua de elementos.
    Nota: As categorias de elementos suportados incluem dutos, conexões de duto, acessórios de duto, dutos flexíveis, terminais de ar, tubulações, conexões de tubulação, acessórios de tubulação e tubulações flexíveis. O comando Projeto para fabricação não estará disponível se a seleção incluir uma ou mais Conexões analíticas de tubulação ou outras categorias não suportadas. Use o comando Filtro para cancelar a seleção de categorias de elementos não suportadas.
  3. Clique em Modificar painel Fabricação (Projeto para fabricação).
  4. No navegador de Peças de fabricação, selecione o serviço que você pretende usar para a conversão.

    Somente um serviço pode ser selecionado durante a conversão; por isso, selecione os elementos do projeto adequadamente antes da conversão. Além disso, assegure-se de que o serviço tenha componentes para a disciplina selecionada (duto versus tubulação, por exemplo). O serviço que você seleciona mapeia para uma coleção de conteúdo de fabricação MEP dos produtos de fabricação da Autodesk. Consulte Alterar o serviço para peças de fabricação.

    A ordem das peças em uma paleta controla a prioridade das peças aplicadas na conversão. O conteúdo que não é fornecido pela Autodesk pode ter uma maior taxa de falha ao usar esse comando.

  5. (Opcional) Verifique se há peças que foram excluídas das ferramentas de preenchimento automático para garantir que a conversão use os componentes esperados.
  6. (Opcional) Clique em Ativar paleta e selecione uma paleta na lista.

    O serviço pode conter dutos redondos, retangulares e ovais para facilitar a conversão de redes de dutos de projeto de múltiplas formas.

  7. Se necessário, clique na guia Peças em linha para mapear as instâncias do elemento do modelo para novas peças de fabricação. Consulte Mapear elementos do modelo em linha para peças de fabricação.
  8. Clique em Concluir para aceitar as configurações no navegador de peças de fabricação ou clique em Cancelar para descartar as configurações.
    Nota: Os elementos, identificadores, sistemas e dados associados do projeto não são mantidos após a conversão.
  9. É possível que uma conversão não resulte em uma rede totalmente conectada. Por exemplo, o Revit não pode localizar uma combinação de peças para resolver as diferenças de tipo de conexão para um acoplamento. Use Conectar rápido, Rota e preenchimento ou Aparar/Estender para fechar folgas que foram criadas durante a conversão para peças de fabricação.
Nota:
  • Pode haver falhas nos layouts apertados sem espaço suficiente para colocar as conexões definidas no serviço. Por exemplo, é possível que o conteúdo da família do Revit tenha um raio menor em um cotovelo ou segmento mais curto em um tubo em T, resultando na incapacidade de manter a rede conectada após a conversão. Em alguns casos, pode ser útil ajustar o espaçamento dos componentes para fornecer mais espaço para que componentes maiores se encaixem. Em alguns casos, a conversão deixará os elementos originais do projeto no local, indicando que a colocação manual será necessária.
  • Para que um sistema inclinado mantenha a conectividade após a conversão, o cotovelo, o tê e outras peças de fabricação similares poderão precisar ter um valor de Tolerância de ângulo definido para permitir alguma flexão. Nem todos os padrões têm a propriedade Tolerância de ângulo, mas para aqueles que a têm, a configuração está localizada na guia Opções do item. Consulte Visão geral da criação de conteúdo na Ajuda do produto Autodesk Fabrication. Além disso, o serviço precisa ser configurado para suportar a tolerância do ângulo. Consulte Configurar um novo serviço na Ajuda do produto de fabricação da Autodesk.
  • O Projeto para fabricação não suporta conexões transversais; no entanto, espera-se que as conexões de traseira a traseira sejam convertidas com êxito.
  • As seguintes peças não são suportadas para conversão, mas permanecem conectadas aos elementos que são convertidos: equipamento mecânico, duto e tubulação flexível, terminais de ar, sprinklers e material hidráulico. Os seguintes recursos e tipos de peça não são suportados: contenção elétrica, conexões opostas e conexões analíticas. Observe também que a tubulação inclinada e duto não são totalmente compatíveis.
  • Conexões com conectores abertos podem não produzir os resultados desejados.
  • Os tamanhos das peças de fabricação podem ser definidos por sua lista de produtos, portanto, uma determinada peça pode não suportar todos os tamanhos disponíveis para uma família similar do Revit. Isso pode ocorrer porque muitas conexões de projeto são muito paramétricas, permitindo tamanhos, cotas ou ângulos que não são comuns nem têm suporte das conexões do serviço selecionado. Verifique se os itens no serviço suportam os tamanhos das peças do projeto que estão sendo convertidas e se os itens não estão excluídos do uso no template de serviço por meio de uma condição de faixa de tamanho. Consulte Editar a lista de produtos na Ajuda do produto de fabricação da Autodesk para obter mais informações sobre as definições de tamanho de peça. Consulte Configurar modelos de serviço na Ajuda do produto de fabricação da Autodesk para obter mais informações sobre as condições do modelo de serviço. A incapacidade de localizar um tamanho correspondente pode resultar no erro “Nem todas as peças foram convertidas”. Verifique a definição do serviço de fabricação.