Este tópico descreve os controles comuns a curvas de ponto e de VC. Uma implementação rotulada como Curvas comuns contém os controles de subobjetos de curva para os modelos NURBS.
Para transformar curvas:
As ferramentas de seleção de subobjetos são as mesmas que para outros tipos de subobjetos. Também é possível pressionar a tecla H quando a opção Alternar substituição de atalho de teclado estiver ativada. Consulte Seleção de subobjeto.
A caixa de grupo Seleção, descrita em "Interface", mais adiante neste tópico, fornece opções adicionais para a seleção de curvas.
A forma do modelo muda quando você transforma interativamente as curvas.
Para clonar subobjetos de curva usando a tecla Shift:
A caixa de diálogo Opções de clonagem de subobjeto é exibida. Essa caixa de diálogo fornece diversas formas de duplicar as curvas, algumas das quais reduzem as dependências relacionais para melhorar o desempenho.
Para usar o teclado para selecionar subobjetos de curva:
É possível selecionar subobjetos de curva utilizando a tecla Ctrl e as teclas de seta. As setas atravessam os subobjetos na ordem em que foram criadas. Para fazer isso, siga estas etapas:
No nível de subobjeto de Curva, as teclas de seta para a esquerda e para a direita movem para frente e para trás nas curvas individuais na ordem em que foram criadas. As teclas de seta para cima e para baixo equivalem à esquerda e à direita.
Também é possível usar o H atalho de teclado (enquanto a opção Alternar substituição de atalho de teclado estiver ativado) para exibir uma caixa de diálogo e selecionar curvas por nome. Ctrl+H exibe somente os nomes de curvas diretamente abaixo do cursor do mouse.
Para excluir uma curva:
Atalho de teclado: Excluir
Para converter uma curva de VC em uma curva de ponto:
A caixa de diálogo Criar curva de ponto é exibida. Essa caixa de diálogo pergunta quantos pontos a nova curva de ponto deve ter.
Reduzir o número de pontos pode alterar a forma da curva.
Se a curva selecionada já for uma curva de ponto, é possível utilizar Fazer ajuste para alterar seu número de pontos.
Para selecionar um primeiro vértice na curva:
Se a curva for fechada e houver um vértice onde você clique, esse se tornará o primeiro vértice. Se a curva for fechada e não houver vértice onde você clique, um novo vértice será criado no local clicado. Ele se torna o novo primeiro vértice, e os pontos da curva ou VCs se adaptam para manter a curvatura.
Se a curva for aberta, o clique não terá efeito.
Se a curva for aberta, o primeiro vértice deve ser um dos pontos finais (por padrão, ele é o primeiro criado). O botão Criar primeiro não tem efeito, mas é possível utilizar Inverter para alterar a direção da curva.
O círculo pequeno indica o primeiro vértice.
Para converter uma curva que esteja em uma superfície em uma Curva de ponto na Superfície:
A opção Tornar COS não está disponível, a menos que a curva já esteja em uma superfície; por exemplo, uma curva Iso U.
Escolha Curva de VC na superfície para criar uma curva de VC, ou Curva de ponto na superfície para criar uma curva de ponto. Os valores de Número de VCs ou de Número de pontos permitem especificar a complexidade e a precisão da nova curva na superfície. Se a opção Visualização estiver ativada, a nova curva será visualizada em viewports. Isso pode ajudar a escolher o número.
Para inverter uma curva:
A reversão de uma curva afeta a superfície de mesclagem que depende dela.
Para unir duas curvas:
A caixa de diálogo Unir curvas é exibida. Essa caixa de diálogo permite escolher métodos para unir as curvas. Qualquer que seja o método escolhido, as duas curvas originais são substituídas por uma única.
Para quebrar uma curva:
A curva será dividida em dois subobjetos de curva independentes. Dois pontos ou VCs coincidentes (mas independentes) serão criados no local clicado: cada um será o ponto final de uma parte da curva original.
Se a curva for fechada, a opção Quebrar criará um único objeto de curva, com seus novos pontos inicial e final no local clicado. Os novos pontos inicial e final são coincidentes, porém independentes.
Para fechar uma curva:
O 3ds Max fecha a curva adicionando um segmento entre os pontos finais da curva. A curvatura do novo segmento mescla a curvatura dos segmentos finais anteriores.
O fechamento de uma curva não adiciona pontos ou VCs. A curva mantém seu número original dos pontos ou VCs e aumenta o número de segmentos em um.
Os controles dessa implementação se aplicam a todos os tipos de curva. Dependendo do tipo de curva, uma implementação adicional é exibida com controles específicos para o tipo de curva.
Os botões de seleção de subobjetos de curva permitem selecionar curvas individuais ou outras conectadas no espaço.
Controles de seleção de subobjeto de curva
A ação de clicar ou transformar uma curva seleciona um único subobjeto de curva independente.
A ação de clicar ou transformar uma curva seleciona todos os subobjetos de curva conectados dentro do objeto NURBS. Para serem conectadas, duas curvas precisam ter pontos fundidos, ou uma delas deve ser um item conectado dependente (mescla, filete ou chanfro) da outra.
Mostra o nome da curva selecionada no momento. Essa opção estará desativada se você tiver selecionado várias curvas.
Por padrão, é o nome do tipo de curva ("Curva de VC" ou "Curva de ponto") acompanhado de um número sequencial. Você pode usar esse campo para atribuir à curva o nome que preferir.
Clique para ocultar as curvas selecionadas.
Clique para mostrar todas as curvas ocultas.
Clique para exibir uma caixa de diálogo Selecionar subobjetos que lista as curvas por nome. Selecione as curvas que deseja ocultar e clique em Ocultar.
Opção desativada, a menos que haja curvas ocultas. Clique para exibir uma caixa de diálogo Selecionar subobjetos que lista as curvas por nome. Selecione as curvas que deseja tornar visíveis e clique em Exibir.
Exclui os subobjetos de curva selecionados.
Transforma uma curva de VC em uma curva de ponto. Essa opção exibe a caixa de diálogo Criar curva de ponto, que permite definir o número de pontos.
Em uma curva de ponto, esse botão permite alterar o número de pontos na curva.
Inverte a ordem dos VCs ou pontos em uma curva, de maneira que o primeiro vértice se torne o último, e o último se torne o primeiro.
O primeiro ponto ou VC é significativo quando se usa a curva NURBS como spline: como caminho ou forma de transição, como via de restrição de caminho ou como trajetória de um movimento. Com essas finalidades, o primeiro vértice da curva é significativo. Se a curva for fechada, é possível utilizar a opção Criar primeiro para definir o primeiro vértice da curva.
A direção da curva também determina a direção inicial de normais em superfícies baseadas nessa curva.
Esse botão só está disponível para os seguintes tipos de curvas:
Essa ação exibe uma caixa de diálogo Criar curva na superfície, que converte a curva selecionada em uma curva de ponto ou VC na superfície. Feita a conversão, é possível editar a nova curva na superfície usando os controles de curva na superfície, inclusive a caixa de diálogo Editar curva na superfície.
Se essa já for uma curva na superfície, esse botão permite convertê-la de uma curva de ponto em uma curva de VC, ou vice-versa.
A nova Curva na superfície conserva o recorte da curva original.
Clique para exibir a caixa de diálogo Converter curva. Essa caixa de diálogo fornece uma maneira geral para converter uma curva de VC em curva de ponto, ou uma curva de ponto em curva de VC. Ele também permite ajustar vários outros parâmetros de curva.
Opção desativada se a curva for independente. Se a curva for dependente, o clique nesse botão vai torná-la independente.
Remove controladores de animação das curvas selecionadas.
Separa o subobjeto de curva selecionado do modelo NURBS, tornando-o um novo objeto de nível superior de Curva NURBS. A caixa de diálogo Separar é exibida, permitindo atribuir um nome à nova curva. O novo objeto já não faz parte do modelo NURBS original.
Para criar uma nova curva NURBS de nível superior que seja cópia da curva selecionada, ative a opção Copiar antes de clicar em Separar.
Quando essa opção está ativada, o clique em Separar cria uma cópia da curva selecionada em vez de separá-la do modelo NURBS. Padrão=desativado.
Em uma curva fechada, permite escolher uma posição que se torna o primeiro vértice da curva.
O primeiro ponto ou VC é significativo quando se usa a curva NURBS como spline: como caminho ou forma de transição, como via de restrição de caminho ou como trajetória de um movimento. Com essas finalidades, o primeiro vértice da curva é significativo. Se a curva for fechada, é possível utilizar a opção Criar primeiro para definir o primeiro vértice da curva.
Quebra uma curva única em duas. Clique em uma viewport para selecionar o local para quebrar a curva.
Une dois subobjetos de curva. Após a união de curvas em uma viewport, a caixa de diálogo Unir curvas é exibida. Essa caixa de diálogo permite selecionar o método para unir duas curvas.
Permite atribuir um valor do ID de material à curva. Se a curva for renderizável, os IDs de material permitem atribuir um material à curva usando um material de Multiobjeto/Subobjeto. Além disso, o botão Selecionar por ID permite selecionar uma ou várias curvas ao especificar um número do ID de material. Variam de 1 a 100. Padrão=1.
Exibe uma caixa de diálogo Selecionar por ID de material.
Essa implementação adicional é exibida quando uma curva de VC é selecionada.
Define o grau da curva. Quanto maior o valor, maior será o grau de continuidade. Quanto menor o grau, mais descontínuos os segmentos de curva se tornam. O grau não pode ser inferior a um nem superior ao número permitido pelo número de VCs na curva. As curvas de grau 3 são adequadas para representar curvas contínuas, são estáveis e seu comportamento é satisfatório. Padrão = 3.
A definição de grau superior a 3 não é recomendada, pois o cálculo de curvas de grau mais alto é mais lento e elas são menos estáveis numericamente. As curvas de grau mais alto são suportadas principalmente para serem compatíveis com modelos criados com o uso de outros programas de modelagem de superfície.
O número de VCs em uma curva de VC deve ser ao menos um nível maior do que o grau de curva.
Os botões de seleção desse grupo permitem que você especifique a reparametrização automática. Eles são semelhantes aos controles na caixa de diálogo Reparameterizar, com o acréscimo de que todas as opções, exceto Nenhum, dizem ao 3ds Max para reparametrizar a curva de forma automática; ou seja, sempre que você editá-la ao mover VCs, refinar e assim por diante.
A reparametrização do comprimento do banzo cria um espaçamento entre os nós (no espaço de parâmetro) com base na raiz quadrada do comprimento de cada segmento de curva.
A reparametrização do comprimento do banzo normalmente é a melhor opção.
Um vetor de nó uniforme tem a vantagem de que a curva ou a superfície é alterada apenas localmente quando é editada. Com a parametrização do comprimento do banzo, a movimentação de qualquer VC pode alterar toda a curva.
Fecha a curva. Desativado se a curva já estiver fechada.
Exibe a caixa de diálogo Reconstruir curva de VC, que permite especificar como reconstruir a curva. A reconstrução da curva pode alterar sua aparência.
Exibe a caixa de diálogo Reparametrizar. A reparametrização de uma curva altera o espaço de parâmetro da curva para permitir melhor relação entre os locais de ponto de controle e a forma da curva.
Essa implementação adicional aparece quando uma curva de ponto é selecionada.
Fecha a curva. Desativado se a curva já estiver fechada.