O Autodesk Civil View para 3ds Max é uma ferramenta de visualização para engenheiros civis e planejadores de infraestruturas de transporte.
O Civil View oferece uma integração estreita com uma ampla gama de aplicativos de projetos de engenharia civil, incluindo o software AutoCAD Civil 3D, permitindo que os modelos de visualização sejam atualizados quase que instantaneamente quando ocorrem alterações de projeto.
A simplicidade de uso do Civil View está contida no painel Civil View Explorer, no qual é possível acessar quase todos os comandos.
A parte superior do painel fornece uma vista em árvore hierárquica do conteúdo da cena atual. Isso fornece o acesso direto a todos os aspectos da visualização. A parte inferior reage à interação de viewport fornecendo capacidades de edição sensíveis ao contexto a qualquer objeto selecionado.
O Civil View é capaz de importar geometria 3D diretamente dos seguintes formatos de arquivo:
Arquivos AutoCAD Civil 3D (usando o formato de arquivo intermediário VSP3D)
Os objetos do Civil View derivados de qualquer um desses formatos de arquivo retêm vínculos permanentes ao arquivo de origem original. Isso permite que você atualize um modelo de visualização do Civil View sempre que ocorrer uma alteração de projeto.
O painel Gerenciador de objetos importados fornece uma descrição geral de toda a geometria importada. Nesse painel, é possível atualizar todos os dados importados em uma única operação e verificar o status dos dados importados para ver se a visualização está desajustada com relação aos dados de projeto de origem.
O Editor de estilos de objeto de circuito pode remover a necessidade de produção de dados de triangulação.
Em sua forma mais simples, é possível usá-lo para lançar objetos como pontes, túneis e outras estruturas que seguem o caminho de uma ou mais formas 3D. Os Estilos de objeto de circuito podem ser, então, salvos para reutilização posterior. Esses estilos guardam todos os parâmetros necessários para reconstruir objetos de circuito complexos, incluindo atribuições de submaterial independente para cada elemento do estilo.
Também é possível usá-los para criar modelos de superfície de autoestrada completos. Esses modelos podem incluir marcas viárias, barreiras de tráfego, aterros, canais e deslocamentos variáveis. Tudo isto é possível a partir de uma única forma pai e um Estilo de objeto de circuito do Civil View.
O Editor de estilos de posicionamento de objeto coloca objetos adicionais (não importados) ao longo do caminho de uma forma. Os objetos são vinculados à forma pai e é possível arrastá-los ao longo da forma para uma nova posição. Os parâmetros de rotação e deslocamento horizontal/vertical fornecem um maior controle; os objetos podem mesmo rastrear o nível e inclinação de uma superfície de terreno subjacente.
O painel Gerenciador de objetos posicionados fornece uma visão geral de todos os objetos criados a partir do Editor de estilos de posicionamento de objetos. Nesse painel, é possível atualizar a posição de todos os objetos posicionados em uma única operação e verificar o status geral dos objetos posicionados.
O Editor de animação de objetos posicionados fornece controle sobre parâmetros de posicionamento animados para objetos criados a partir do Editor de estilos de posicionamento de objetos. Nesse painel, é possível especificar a aceleração/desaceleração e mudança de faixa dos veículos animados.
O Civil View permite criar marcas viárias. As marcas podem ser guarnecidas como "faixas" ao longo dos objetos de forma, com larguras de linha e comprimentos de marca/folga totalmente ajustáveis. Os objetos de marcas viárias são atualizados automaticamente quando você atualiza ou move a forma pai.
Os objetos de trilho paramétricos representam uma gama de cercas de segurança, paredes e até mesmo linhas férreas. Esses objetos podem ser associados a qualquer forma pai.
Os objetos de construção paramétricos podem gerar uma gama de construções 3D totalmente texturizadas de forma rápida e eficiente a partir de sequências de planos de plantas 2D. Essa é uma forma ideal para preencher rapidamente vistas de uma cidade ou adicionar edifícios simples ao fundo do modelo de visualização de engenharia civil.
É possível usar os Estilos de interpretação de recursos para associar linhas de recurso de projeto civil importadas a instruções de posicionamento de objetos. Isso funciona associando estilos OPS, SOS, BOS, ROS ou RMS predefinidos a uma série de máscaras de recurso simples importadas. Isso automatiza o posicionamento de marcas viárias, mobiliário de rua, veículos animados e assim por diante.
O Civil View atribui texturas automaticamente, portanto este recurso pode estar pronto para começar a renderizar alguns minutos após você carregar os dados do modelo do projeto.
O Civil View possui uma ferramenta Sight Checker de tempo de renderização que analisa quadros renderizados para obter informações de profundidade Z e de ID de geometria. É possível rastrear objetos na cena (tais como veículos ou sinais de estrada) através de uma animação, com informações sobre a distância e outras informações relativas à câmera e objeto de destino sendo exibidas no quadro renderizado ou gravadas em um arquivo de texto.
O Civil View possui uma ferramenta GIF Checker que pesquisa por arquivos GIF e os converte em arquivos PNG. Os arquivos GIF podem ser encontrados com frequência em Kits de recursos do país, e, como não são compatíveis com o Agente de renderização Arnold, é preciso convertê-los em arquivos PNG.
O Civil View permite importar dados de tráfego de aplicativos de terceiros, tais como VISSIM e Quadstone Paramics.
A funcionalidade de rastreamento de superfície garante que os veículos se agarrem ao terreno de superfície subjacente. É possível reatribuir a geometria e cor do veículo a proxies do veículo para obter uma renderização realística dos dados de fluxo de tráfego do mundo real.
A importação de tráfego é uma assistência à visualização de projetos de transporte público, tais como estudos de corredores arteriais, desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de autoestradas e esquemas de redução do tráfego.
O Civil View inclui um Kit de recursos do país localizado para cada mercado de destino. Também é possível definir seus kits de recursos pessoais ou específicos do projeto ativando a opção associada no painel Preferências do Civil View.
Cada kit de recursos consiste nos seguintes recursos:
Bibliotecas de objetos estáticos e paramétricos localizados
Bibliotecas de materiais localizados
Bibliotecas de faces de sinal localizadas
Estilos de objeto de circuito de amostra
Estilos de objetos de construção civil de amostra
Estilos de posicionamento de objetos de amostra
Estilos de marcas viárias de amostra
Estilos de objeto de trilho de amostra
Estilos de interpretação de recursos de amostra